Visão
Um país «orgulhosamente ativo», onde pedalar é uma atividade segura e amplamente praticada, constituindo opção de mobilidade acessível e atrativa, maximizando benefícios para a saúde, economia e emprego, ambiente e cidadania.
Missão
Incentivar e generalizar o andar de bicicleta nas deslocações quotidianas e de lazer, tornando a mobilidade ativa a forma mais popular para percorrer curtas distâncias, potenciando sinergias com o transporte público em todo o território nacional e melhorando significativamente a qualidade de vida dos portugueses.
Fatores Críticos de Sucesso
- Compromisso político continuado
- Estimular o envolvimento de «stakeholders» relevantes como ministérios, administração pública central, regional e local, bem como outras instituições públicas e privadas, e a sociedade civil;
- Integrar os objetivos para a mobilidade ativa nos processos de gestão e planeamento urbano e de infraestruturas.
- Financiamento adequado, oportuno e transversal aos três eixos de intervenção
- Promover políticas e ações favoráveis ao transporte ativo nos três eixos específicos de intervenção: infraestruturas e intermodalidade, capacitação e apoio, e cultura e comportamentos.
- Estratégias locais de intervenção
- Fomentar abordagens adequadas às especificidades locais na gestão da mobilidade ativa;
- Recursos humanos dedicados e competentes;
- Promover a internalização de prioridades e competências específicas nas instituições.
- Melhoria contínua de produtos, processos e serviços
- Assegurar monitorização abrangente, consistente e comparável, e avaliação crítica de resultados obtidos;
- Incentivar a pesquisa, análise e reflexão crítica e fundamentada.
- Foco nas crianças e jovens em idade escolar
- Criar condições para uma mudança drástica de comportamentos nas novas gerações.
- Foco nas pessoas com deficiência
- Assegurar boas condições de acessibilidade ao espaço público para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Metas
- Metas 2025:
- Quota modal de viagens em bicicleta no território nacional de 3%
- Quota modal de viagens em bicicleta nas cidades de 4%
- Extensão total de ciclovias de 5 000 Km
- Redução da sinistralidade rodoviária de ciclistas em 25%
- Metas 2030:
- Quota modal de viagens em bicicleta no território nacional de 7,5%
- Quota modal de viagens em bicicleta nas cidades de 10%
- Extensão total de ciclovias de 10 000 Km
- Redução da sinistralidade rodoviária de ciclistas em 50%
Resultados desejados
Saúde
- Potencial redução das vítimas de sinistralidade rodoviária;
- Melhoria nos níveis gerais de saúde e bem-estar da população;
- Redução do sedentarismo, obesidade e inatividade física;
- Redução da incidência de problemas respiratórios nas localidades.
Economia e Emprego
- Incremento do turismo ativo;
- Redução do peso dos combustíveis fósseis no setor dos transportes;
- Aumento do emprego e da criação de valor na fileira industrial da bicicleta;
- Redução de custos com congestionamento de tráfego;
- Redução do absentismo laboral e escolar;
- Aumento da cobertura e utilização dos transportes públicos;
- Incremento do comércio de proximidade;
- Redução de encargos do SNS;
- Redução de encargos com sinistralidade rodoviária.
Ambiente
- Redução das emissões poluentes e de gases com efeito de estufa no setor dos transportes;
- Redução da poluição sonora;
- Promoção de um sistema de transportes eficiente e sustentável.
Cidadania
- Localidades mais seguras, acessíveis e atrativas, privilegiando o transporte ativo;
- Redução de desigualdades sociais no acesso ao trabalho, educação e consumo;
- Aumento da independência de mobilidade entre os mais jovens e pessoas com mobilidade reduzida.