Mobilidade Ativa: Andar a Pé e de Bicicleta como motores de um transporte verdadeiramente sustentável
Hoje, 26 de novembro, assinala-se o Dia Mundial do Transporte Sustentável, data instituída pela ONU pela primeira vez em 2023. Este dia reconhece o transporte sustentável como elemento essencial, não só no combate às alterações climáticas, mas também na erradicação da pobreza e na construção de uma sociedade inclusiva, onde todas as pessoas têm lugar.
Em 2025, esta celebração coincide, ainda, com o arranque da Década do Transporte Sustentável (2026- 2035), cujo lançamento oficial ocorrerá a 10 de dezembro de 2025. Através da resolução A/78/148 intitulada “Reforçar as ligações entre todos os modos de transporte para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a ONU reforça a oportunidade de aumentar a consciência pública sobre a importância do transporte sustentável e da sua promoção promovam a nível global.
O Dia Mundial do Transporte Sustentável recorda-nos que a mobilidade ativa não é apenas uma alternativa, mas uma necessidade para enfrentar os desafios climáticos e sociais do século XXI.
A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa, nas suas componentes ciclável e pedonal, assume precisamente essa ambição: que andar a pé e de bicicleta passem a ser partes integrantes das deslocações quotidianas nas nossas cidades.



