Transporte Sustentável: O Pilar Essencial para a Concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2026–2035 como a primeira Década das Nações Unidas para o Transporte Sustentável, reconhecendo o transporte como um pilar essencial para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – desde a saúde e equidade no acesso, até à eficiência energética e à ação climática.

O lançamento oficial acontece a 10 de dezembro, na sede da ONU, em Nova Iorque, e assinala também a apresentação do Plano de Implementação e dos primeiros compromissos voluntários de países e organizações, incluindo iniciativas conjuntas da Alemanha e do Reino Unido para reforçar sistemas de transporte mais sustentáveis e baseados em evidência.

O Plano de Implementação da Década estrutura-se em seis prioridades que irão orientar políticas, investimentos e cooperação internacional:

  • Acesso para todas as pessoas – garantindo que ninguém fica para trás, com especial atenção a grupos vulneráveis e territórios periféricos.
  • Sistemas de baixo carbono e resilientes – alinhados com as metas climáticas globais e preparados para eventos extremos.
  • Logística eficiente e sustentável – cadeias de abastecimento mais limpas, otimizadas e integradas.
  • Mobilidade urbana centrada nas pessoas – com prioridade a modos ativos (caminhar, pedalar) e transporte público de qualidade.
  • Segurança e proteção – redução de sinistralidade e reforço da segurança em todas as formas de transporte.
  • Inovação e tecnologia ao serviço da sustentabilidade – desde dados e digitalização até novas soluções de mobilidade.

Para a mobilidade ativa, esta Década representa uma janela de oportunidade para mais reconhecimento político do valor de andar a pé e de bicicleta como modos de transporte do dia a dia. A mobilidade ativa é uma das formas mais diretas de implementar, na prática, várias das prioridades da Década: promove acesso inclusivo, reduz emissões, melhora a saúde e torna as cidades mais humanas. Mais informações em UN Decade of Sustainable Transport 2026 – 2035 | Department of Economic and Social Affairs