Nas últimas décadas conferiu-se ao uso do automóvel particular uma primazia excessiva, em particular dentro das localidades. A consequência foi afetar negativamente a qualidade do espaço público e o seu potencial de fruição por parte de todos e limitando o usufruto dos modos ativos.
De forma a inverter a tendência, a adaptação do contexto físico às necessidades concretas dos utilizadores é a prioridade.
Um guia de normas nacionais para intervenções físicas
A elaboração de um documento normativo, adaptando boas práticas internacionais à realidade nacional, «tornará comum e acessível a implementação de soluções adequadas e atrativas para ciclistas e compatíveis com os diferentes usos».
Documento Normativo para Redes Viárias Municipais em Ambiente Urbano:
Instalação de estacionamentos de bicicleta
Os estacionamentos para bicicletas deverão estar presentes em todos os destinos que gerem ou atraiam deslocações, com recurso a soluções técnicas padronizadas, garantindo condições de segurança e visando o conforto dos utilizadores de bicicletas, com localização prática e acessível e em quantidade adequada à procura.
Neste âmbito, têm sido disponibilizados apoios financeiros para a instalação de estacionamentos:
- Aviso n.º 5/2023 – Apoio à promoção do transporte público e capacitação das autoridades de transportes
- Aviso n.º 3/2023 – Apoio ao desenvolvimento de estratégias de melhoria da mobilidade escolar
- Aviso n.º 5/2021 – Apoio à promoção de modos complementares de transportes
- Aviso n.º 3/2021 – Apoio à aquisição e instalação de equipamentos destinados ao estacionamento de bicicletas
Redes cicláveis intermunicipais
A criação de eixos intermunicipais estratégicos com ligações diretas e interconectadas e potenciando redes já existentes ou em execução encontra-se prevista no Portugal Ciclável 2030.
Promover percursos cicláveis para desporto e lazer
Além de promover o uso quotidiano da bicicleta, importa considerar o seu uso em contexto de lazer e desporto. Neste âmbito é possível encontrar produtos e projetos de dinamização e promoção nacional e internacional e oferta de percursos cicláveis:
- Rede Nacional de Ecopistas: vias de comunicação autónomas, reservadas a deslocações não motorizadas e que permitem percursos turísticos, desportivos, educativos e de sensibilização ambiental, para a prática de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave. Em grande parte, aproveitam e revitalizam caminhos, canais e vias ferroviárias desativadas.
- Centros e Percursos «Cyclin’ Portugal»: divididos em quatro categorias – BTT XC, Estrada, Gravel e Enduro – são o resultado do trabalho conjunto de entidades promotoras que, em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, têm como objetivo promover Portugal como um destino de excelência para a prática do ciclismo de lazer e de turismo.
- Rede EuroVelo: inclui atualmente 17 rotas cicláveis de longa distância que cruzam o continente europeu. Em Portugal, a rota existente é Rota da Costa Atlântica.
- Portuguese Trails: reúne a oferta nacional de cycling e walking nas regiões do Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Intervir junto dos operadores de transporte público
«A plena acessibilidade ao transporte público por parte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, incluindo infraestruturas, material circulante e sistemas de informação» é uma das garantias que a Estratégia quer conquistar. O transporte de bicicletas, de cadeiras de rodas (manuais ou elétricas) deve ser prático e acessível, em modo ferroviário, fluvial e rodoviário, nas deslocações interurbanas e urbanas.
Atualmente, na prática:
Fomentar a implementação de sistemas públicos de bicicletas partilhadas
A disponibilização de bicicletas como um serviço de transporte apresenta um enorme potencial e a Estratégia pretende generalizar o seu uso, em particular quando os sistemas incluem veículos assistidos eletricamente.
Em 2021, o Fundo para o Serviço Público de Transportes apoiou a aquisição e instalação de equipamentos destinados ao estacionamento de bicicletas.