Medidas de segurança rodoviária para bicicletas
O Observatório Europeu da Segurança Rodoviária (ERSO) publicou, em março de 2024, um relatório temático baseado em estatísticas e investigação sobre a melhoria da segurança rodoviária para utilizadores de bicicleta.
Este relatório destacou a vulnerabilidade dos utilizadores de bicicleta nas zonas urbanas revelando que em 2022 morreram cerca de 2 000 ciclistas na estrada na União Europeia, essencialmente por questões infraestruturais e comportamentais.
O relatório apresenta várias recomendações às cidades para ajudar a prevenir os acidentes com bicicletas. Relativamente à disponibilização de infraestruturas, o ERSO aconselhou o seguinte:
- Percursos cicláveis dedicados e fisicamente separadas;
- Limite de velocidade mais baixo para os veículos motorizados em estradas sem percursos cicláveis fisicamente separados;
- Resistência à derrapagem e superfície de estrada bem conservada, sem obstáculos nos percursos cicláveis;
- Utilização de tecnologias como a assistência inteligente à velocidade nos automóveis para desencorajar a velocidade de condução rápida em zonas de baixa velocidade.
Outra medida com impacto indicada no relatório foi a de assegurar uma iluminação pública adequada, permitindo que os outros utilizadores da estrada detectem os utilizadores de bicicleta à noite. A utilização de equipamento de proteção, como capacetes e airbags externos montados no carro, também pode reduzir as lesões dos utilizadores em caso de acidente.