A micromobilidade, definida pelo relatório Safe Micromobility, do International Transport Forum, é «a utilização de veículos com uma massa inferior a 350 kg e uma velocidade de projeto igual ou inferior a 45 km/h».

O relatório classifica os microveículos em quatro tipos com base na sua velocidade e massa: os microveículos de tipo A têm uma massa até 35 kg e a sua alimentação elétrica (se houver) é eletronicamente limitada, pelo que a velocidade do veículo não excede os 25 km/h (15,5 mph). Muitas bicicletas, e-bikes, e-scooters e dispositivos/veículos autoequilibrados enquadram-se nesta categoria. Outros tipos de microveículos têm uma massa superior (Tipo B) ou velocidade (Tipo C) ou ambos têm uma massa superior e velocidade superior (Tipo D).

Fonte: ITF (2020), Safe Micromobility

O relatório apresenta ainda sistemas internacionais de classificação de veículos, designadamente na Europa, nos Estados Unidos da América, na Ásia e na América Latina.

A Society of Automotive Engineers publicou, em 2019, a norma J3194™ que define a micromobilidade motorizada como uma categoria de veículos com motor que podem ser classificados de acordo com quatro critérios principais:

  • Peso do veículo de até 227 kg (500 lb);
  • Largura do veículo até 1,5 m (5 pés);
  • Velocidade máxima até 48 km/h (30 mph);
  • Fonte de energia por um motor elétrico ou de combustão.

Esta norma distingue seis tipos de microveículos motorizados, excluindo os veículos movidos a energia humana, como as bicicletas convencionais.

Fonte: ITF (2020), Safe Micromobility

A Society of Automotive Engineers distingue três classes de e-bikes:

  • Classe 1: assistência a pedal (“pedelecs“, “e-bike de baixa velocidade, assistida por pedal”);
  • Classe 2: acelerador a pedido (“e-bike de baixa velocidade, acelerador-assistido”);
  • Classe 3: speed pedelec (“e-bike speed-assisted, pedal-assisted“).