O que necessitamos para Portugal ser, em 2030, um território onde a bicicleta esteja cada vez mais presente.

Utilização da bicicleta

Segundo os dados dos Censos de 2021 do Instituto Nacional de Estatística, mais de metade da população empregada (72,6%) usa o automóvel ligeiro para se deslocar. Ir a pé para o trabalho é cada vez menos frequente, sendo a escolha de 12,7% dos portugueses. Os transportes coletivos seguem a mesma tendência – a utilização de comboio, autocarro, metro ou barco passou de 15,6% para 12,2% numa década. A bicicleta conta apenas com 0,6%.

Porquê uma estratégia nacional?

De acordo com a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável, «Portugal deve tornar-se um país no qual a deslocação individual em modos ativos representa uma experiência segura, acessível e atrativa para todos, o que apenas será possível através de uma abordagem integrada, transversal e plural, centrada nas pessoas.»

A estratégia pretende:

  • Uma contextualização e um enquadramento claros, demonstrando a vontade e compromisso político para o desenvolvimento do transporte ativo;
  • A facilitação da adoção, ao nível nacional, de novas medidas legislativas;
  • Uma visão global e estratégia comum, garantindo as melhores condições para a coordenação de políticas, objetivos, metas e ações para a mobilidade ativa ao nível vertical (local/regional/nacional) e horizontal (nas áreas dos transportes, saúde, educação, ambiente, economia ou outras);
  • O reforço de competências dos intervenientes a diferentes níveis, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e boas práticas;
  • A facilitação do acesso a financiamento de projetos e garantia de dotação orçamental adequada;
  • Promover novas ofertas turísticas associadas ao uso da bicicleta, ao longo de todo o ano e em todo o território nacional;
  • O combate ao sedentarismo e à inatividade física com uma abordagem integrada que garanta o acesso universal ao meio envolvente, de forma autónoma e segura.

Dimensões da Estratégia

A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável encontra-se organizada em torno de seis dimensões estratégicas:

  • Enquadramento e Legislação
  • Investigação e Desenvolvimento
  • Eixo de intervenção 1: Infraestruturas e Intermodalidade
  • Eixo de intervenção 2: Capacitação e Apoio
  • Eixo de intervenção 3: Cultura e Comportamentos
  • Monitorização e Avaliação